Energia, desenvolvimento socioeconômico e argumentação

Tamanho da letra

O escritor Antônio Prata dizia que “Viajar é desfiar os caminhos percorridos”. O verbo “desfiar”, no sentido figurado, pode significar – segundo o dicionário Houaiss – “descrever”, “esmiuçar”, “investigar”… Essa ideia de Antônio Prata, assim, sintetiza bem a viagem de Estudo do Meio realizada em maio pelos 9os anos para a região de Barra Bonita.

Sob o tema Transformações de Energia e Desenvolvimento Socioeconômico, o estudo mobilizou os alunos a pensarem de maneira integrada conteúdos de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa.

O resultado concreto dos estudos serão cartas argumentativas em que os alunos poderão dar unidade aos diversos pontos anotados durante as visitas. Trata-se de uma proposta que visa tornar mais significativas as aprendizagens desenvolvidas ao longo do processo, já que os alunos deverão assumir um ponto de vista diante de determinados temas e se utilizar das informações adquiridas para criar sua argumentação.

Além desse resultado concreto, é certo que houve outros inúmeros resultados intangíveis, como o aprimoramento da capacidade de trabalhar em equipe, a integração dos alunos entre eles e com os professores, a criação de novas amizades e o fortalecimento das antigas. Não se pode esquecer também o crescimento pessoal proporcionado pela possibilidade de deparar-se com mundos, pessoas e situações diferentes daqueles aos quais estamos acostumados em nossa rotina.

Conheçam, nas fotos a seguir, um pouco do trabalho realizado e dos lugares visitados pelos alunos.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental II no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402