Encontro do 3º ano com a arquiteta urbanista Zilah Marcelino

15 de maio de 2019


Os alunos do 3º ano da Móbile Integral receberam a arquiteta urbanista Zilah de Melo Marcelino para uma entrevista sobre como funcionam atualmente as medidas preventivas contra enchentes em grandes cidades brasileiras. No encontro, os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com ideias alternativas às propostas atuais e, além disso, puderam pensar sobre um projeto fictício de intervenção urbanística para reduzir as enchentes em nossa cidade.

O encontro com a arquiteta contribui para o processo investigativo dos alunos nos cursos de Ciências da Natureza e de História e Geografia (HG). Ao longo do curso de Ciências, os alunos foram convidados a olhar para elementos meteorológicos como importantes aspectos a serem considerados na previsão do tempo e do clima. Com esse objetivo, passaram a estudar a formação das nuvens, conhecendo os diferentes estados físicos da água e verificando como a temperatura interfere na mudança desses estados. Ao reunir os elementos estudados sobre precipitação com os indicadores de clima, puderam observar padrões meteorológicos, como a presença de intensas chuvas ao final das tardes de verão. Essas chuvas torrenciais, assim como outros fenômenos, resultam de processos naturais, não podendo ser eliminadas pelos seres humanos. No entanto, é possível reduzir seus impactos.

No curso de HG, os alunos entraram em contato com a questão da distribuição da água doce no mundo e nas regiões que formam o território brasileiro. Isso se deu a partir da análise de dados expressos em infográficos e mapas. Ao refletirem sobre o uso da água nas atividades econômicas, os alunos foram apresentados ao conceito de água virtual, ou seja, toda a água que é necessária para a produção das coisas do dia a dia e da qual geralmente não fazemos ideia.

O encontro foi marcado por muita curiosidade e interesse por parte dos alunos, contando com perguntas preparadas por eles, tais como: Sempre teve enchente em São Paulo? Como são formadas as enchentes? Qual foi a solução mais legal que você já criou para melhorar o problema das enchentes? As perguntas não cessaram ao término da visita, estendendo-se para uma troca de mensagens eletrônicas com a convidada.