Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da inclusão social

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Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da inclusão social

Aprender é um direito básico de todos e uma necessidade individual e social de homens e mulheres. O domínio da leitura e da escrita e a habilidade em produzir textos são um divisor social que discrimina e inferioriza os sujeitos que não os possuem. Ler e escrever bem são condições para que o sujeito não seja excluído.

Além disso, saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informações estatisticamente e dominar novas tecnologias são requisitos necessários para o exercício da cidadania. O reconhecimento dessas necessidades redimensiona, hoje, o papel da Educação de Jovens e Adultos, à medida que possibilita o acesso a bens culturais e materiais produzidos pela sociedade. Considerando que muitos desses alunos vivem uma história de exclusão, a escolarização lhes possibilita construir estratégias capazes de reverter essa história.

Levando em consideração esses pressupostos, a Móbile tem um projeto de Educação de Jovens e Adultos que dá oportunidade a funcionários da escola e a pessoas da região de retomar seus estudos. Esse projeto faz parte de um programa de Ação Comunitária que permite a participação dos alunos do Ensino Médio, como monitores nos cursos ministrados no projeto EJA. Essa iniciativa da Móbile concretiza um dos objetivos de seu projeto pedagógico, que é promover aos estudantes do Ensino Médio a oportunidade de conhecer uma outra realidade social,  favorecendo o desenvolvimento da responsabilidade, do respeito pelo outro, da capacidade de olhar para além de si mesmo, contribuindo com a comunidade num âmbito mais amplo.

A Móbile acredita que uma sólida formação acadêmica envolve uma constante ampliação cultural de seus alunos, e essa preocupação se manifesta também no seu projeto de EJA, pois, além de os jovens e adultos terem nos cursos as disciplinas exigidas, são oferecidas palestras, oficinas e atividades que permitem a esses jovens/adultos tomarem consciência de que possuem outras habilidades e conhecimentos.

Antônio de Freitas da Corte

Coordenador do EJA – Educação de Jovens e Adultos da Móbile e Vice-Diretor do Ensino Fundamental

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