É possível recriar a origem do Universo?

Tamanho da letra

Rogério Rosenfeld, pesquisador do Instituto de Física Teórica da UNESP, desmistifica o assunto

O acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider – Grande Colisor de Hádrons) conseguirá recriar o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo? O LHC será capaz de produzir miniburacos negros que possam colocar em risco o nosso planeta? Essas e outras questões serviram para a criação de mitos sobre os efeitos gerados pelo funcionamento do LHC.

Poucas verdades e muitas mentiras acerca do LHC serviram de mote para uma palestra realizada com os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, em abril e maio, com o físico de partículas Prof. Dr. Rogério Rosenfeld, pesquisador do Instituto de Física Teórica da UNESP. Em sua exposição, o Prof. Rosenfeld procurou esclarecer o que existe de mito e o que pode ser comprovado cientificamente acerca dos resultados e consequências dos experimentos que estão sendo realizados no LHC, além de mostrar como funcionam os grandes aceleradores de partículas.

A palestra proporcionou aos alunos um conhecimento científico necessário para que analisassem, de forma crítica, as notícias veiculadas pela mídia sobre as atividades do LHC. A preparação para a exposição do prof. Rogério incluiu um vídeo sobre uma matéria jornalística veiculada pela TV Globo acerca das experiências no acelerador de partículas. A partir do que viram, os alunos produziram, numa primeira etapa de trabalho, um texto baseado apenas na compreensão das informações fornecidas pela reportagem. Após a palestra, na segunda etapa, os estudantes elaboraram um novo texto sobre a mesma reportagem, usando como referência o que aprenderam na exposição do prof. Rogério.

A segunda versão do texto que os alunos produziram para a disciplina de Física ilustra concretamente o projeto da Móbile: possibilitar aos estudantes a releitura do mundo a partir da aquisição de conhecimento e incentivar o olhar crítico deles sobre um senso comum que, muita vez, surge para a população como verdade científica inquestionável.

Hugo Carneiro Reis
Professor de Física do Ensino Médio

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Médio no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402