Descobrindo o Quintal

Tamanho da letra

O presente projeto nasceu de uma vivência cotidiana de algumas crianças (Ensino Fundamental I) visitantes do Laboratório de Ciências da Escola Móbile durante o recreio, acompanhadas pela responsável deste espaço, Ana Luiza Azank Veltri. Juntos, iniciaram a exploração do jardim da área externa ao laboratório, constituído por jardineiras, minhocário e instrumentos de jardinagem, o que estimulou os alunos ao manejo da terra e dos seres vivos (animais e plantas) presentes nela.

Desde fevereiro de 2008, a procura pelo espaço externo e pelas atividades possíveis de serem realizadas nele durante o recreio tornou-se parte do dia-a-dia de poucas crianças. Todavia, ao longo dos meses, trouxeram seus colegas de sala e fizeram novos amigos na atividade de plantio de sementes em vasos identificados com seus nomes, data e espécie vegetal. O retorno dessas crianças para regarem suas plantas, observarem seu crescimento e compararem com outras semelhantes refletiu o cuidado que sentem em relação a elas. Além disso, a partir da divisão de tarefas durante o plantio, foi possível observar o desenvolvimento de atitudes de respeito ao próximo e de compartilhamento de saberes.

Crianças de faixas etárias, turmas e culturas diferentes se encontram semanalmente nesse espaço e aprendem sobre os cuidados com o solo, os animais e as plantas, supervisionados pela responsável pelo Laboratório de Ciências na organização do manejo e orientação dessa instrumentalização. Atualmente, realizam a semeadura diretamente nas jardineiras, transformando e apropriando-se desse espaço. Neste sentido, a descoberta do jardim tem proporcionado um momento lúdico, interativo, educativo e divertido entre os visitantes.

Buscamos incentivar outras crianças a adotarem uma planta no Laboratório de Ciências, divulgando as atividades de plantio para todos os alunos do Ensino Fundamental I em sala de aula. Para que essa adoção seja efetiva, no próximo ano letivo de 2009, um termo de compromisso será entregue para aqueles que se sentirem interessados. A fim de dar continuidade aos cuidados desenvolvidos, ao término de cada semestre, o aluno participante levará uma espécie vegetal para cultivo em sua residência, entre as mudas de árvores abrigadas no jardim do laboratório.

A seguir, alguns depoimentos dos alunos sobre o plantio no Laboratório:

Eu gosto de plantar, se eu pudesse, plantaria 50 vezes por recreio! Eu faço parte da campanha de reflorestamento no Guarujá. (João, 3° ano)

Já plantei cebola, cenoura, pé-de-vaca, manjericão, girassol… E a cana-de-açúcar que a gente plantou ano passado? Temos direito de tirar a garapa! A gente mata a cana se a gente tirar a garapa? (Dudu e João, 3° ano)

Acho legal, já plantei cenoura e beterraba. (Julia, 2° ano)

Podemos levar as mudas para casa? E plantar uma planta pequena perto de outra grande? (Juliana, 3° ano)

Já deve ter saído um feijãozinho da minha planta! (Mariana, 2° ano)

Aqui tem girassol e planta carnívora que come mosquito. (Henrique, 2° ano)

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental I no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402