Cotidiano Escolar

Página Inicial > Conviver Melhor > Notícia

Tamanho da letra

O início do ano é sempre um momento importante e propício para que possamos estabelecer, com toda a comunidade escolar, as bases sobre as quais o nosso cotidiano se sustentará. Em outras palavras: quais são nossos direitos e deveres, quais são as nossas expectativas na convivência do dia-a-dia e como podemos nos comprometer para que a escola seja um espaço saudável e produtivo para todos.

Tarefa ambiciosa e necessária. Se fizermos uma lista com todas as regras que organizam a escola e tivermos a expectativa de que, ao apresentá-las aos alunos e alunas, elas serão facilmente acatadas e cumpridas, com certeza iremos nos expor a um erro estratégico. Sem dúvida, algumas regras gerais de funcionamento são imprescindíveis e impossíveis de serem negociadas; outras, porém, precisam de uma avaliação por parte dos alunos. Podem ser melhoradas, transformadas, bem como conquistarem uma adesão maior por parte do conjunto de alunos.

Dessa forma, iniciamos o ano propondo aos alunos uma avaliação das regras que foram estabelecidas em 2009. O que funcionou? O que deve ser revisto? Partimos daquilo que já havia sido construído pelos alunos em 2009. Da mesma forma como procedemos no ano passado, fizemos uma composição de grupos com alunos dos 6os e 7os anos e dos os 8os e 9os anos. Em conjunto com professores e funcionários, os vários temas foram discutidos. A 3ª etapa do trabalho contou com a produção de um manual das regras que foram elaboradas e discutidas pelos alunos.

Clique aqui para ver o manual do aluno.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402