Cinema de Almodóvar

Tamanho da letra

Norte-americanos – ou simplesmente americanos, como eles preferem – não gostam de ler legendas. Isso é compreensível em certa medida porque, de fato, ter de mover os olhos para baixo quando a ação se apresenta na frente da tela tira do espectador parte do prazer de ver um filme (cinema também é um ato voyerista). Quando se assiste a Mulheres à beira de um ataque de nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios), filme falado em espanhol, compreende-se perfeitamente por que os estadunidenses tiveram de se render à legenda para compreender (e se divertir com) o filme de Almodóvar.

No mês de maio, os alunos da Móbile (muitos sem precisar ler legendas) assistiram ao filme que popularizou, nos Estados Unidos e depois em todo o mundo, o cineasta mais importante da Espanha hoje. Orientados pelo especialista Rafael Lohn, os estudantes do Ensino Médio se depararam com a enorme variedade de tipos humanos que habita o colorido e caótico universo de Almodóvar. O filme faz parte de um ciclo dedicado a importantes cineastas da cena contemporânea, parte integrante do projeto Cinema na Móbile. (Os alunos já assistiram, no primeiro bimestre, a Match point, de Woody Allen).

O que dizer de um enredo em que a personagem Pepa Marcos (Carmen Maura), uma atriz grávida, é abandonada por seu amante, Ivan (Fernando Guillén), e tenta, desesperadamente, encontrá-lo e Candela (María Barranco), amiga da atriz, apaixona-se por um terrorista xiita e teme ser presa? Na arte de Almodóvar, esses elementos, justapostos e acrescidos a outros – como a visita inesperada de Carlos (Antonio Banderas), filho de Ivan, ao apartamento de Pepa, junto com sua noiva Marisa (Rossy de Palma), que dorme por beber por engano soníferos – fazem sentido e apresentam uma atmosfera muito mais próxima da cultura brasileira antropofágica-tropicalista do que se pode supor.

Apresentar aos alunos um tipo de cinema com o qual eles não estão habituados e ampliar sua capacidade crítica e de fruição daquilo que foge do senso comum de fácil digestão também é uma das propostas educacionais da Móbile.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Médio no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402