Regulamento

Biblioteca

Orientações para o uso da Biblioteca

A Biblioteca é de livre acesso para professores, alunos, pais e funcionários da escola e do colégio.

Como consultar

A Biblioteca possui prateleiras nas quais há indicação de assunto para facilitar sua consulta. É possível encontrar em seu acervo livros; revistas e jornais (hemeroteca); trabalhos de alunos; vídeos; mapas; fotografias e CD-ROMS. As dúvidas deverão ser tiradas com as responsáveis pela Biblioteca.

Acervo: acesso livre.

As publicações consultadas devem ser deixadas na mesa da bibliotecária, no andar inferior, ou na sala de estudo em mesa própria para esse fim.

Os espaços da Biblioteca

Sala de leitura: espaço reservado para leitura individual. O acesso é livre para todos os alunos, exceto quando o espaço é usado para aulas regulares.

Sala de estudo individual: espaço exclusivo para estudo individual e trabalho de Atualidades.

Sala de estudo em grupo: espaço reservado para trabalho em grupo.

É necessário agendar horário para o período da tarde.

Obs.: As salas de leitura e de estudo em grupo podem ser reservadas pelos professores para uso em aula. Nesses horários, esses espaços são exclusivos para a classe reservada.

Regras de Convivência

A biblioteca é um espaço de leitura e estudo, não sendo permitido conversar em voz alta, comer ou beber, fazer uso de celulares, Ipod etc.

Todo material retirado da biblioteca deve ser conservado, não sendo permitido rabiscar ou recortar os livros.

O empréstimo dos livros é pessoal e intransferível.

Deve-se repor os livros perdidos ou estragados, ficando suspensa a utilização do espaço da biblioteca até que a situação seja regularizada.

Se algum livro estiver danificado, deve-se informar o fato à bibliotecária.

Deve-se respeitar o prazo de devolução dos livros retirados, já que o acervo é de uso coletivo e não individual. Contar com o acervo de uma biblioteca para ter acesso imediato a títulos de livros, revistas, vídeos, CDs é um direito de todos os alunos da Móbile; logo, sempre que uma pessoa não cumpre o prazo de devolução, todos as outras ficam impedidas de ter acesso à informação. Portanto, o(a) aluno(a) que não cumprir o prazo de devolução:

     a) Será informado, por meio de uma carta, sobre o atraso e a necessidade de devolver o livro imediatamente. Perderá também o direito ao empréstimo de novos exemplares da Biblioteca; e o tempo de suspensão corresponderá ao tempo do atraso.

     b) Caso o(a) usuário(a) não cumpra a devolução no prazo de sete dias após o recebimento do comunicado, será enviado um e-mail aos pais para que colaborem com o cumprimento do compromisso assumido no ato da retirada.

     c) Se, após os dois comunicados, o livro não for devolvido, o problema será encaminhado à Coordenadora da série para que nova intervenção educacional seja feita e, no prazo de quatro dias, o aluno deve repor o exemplar.

Regras para uso dos computadores da Biblioteca

Sempre que o aluno for utilizar os computadores, deve procurar o responsável pela Biblioteca para preencher a planilha de identificação;

Só serão permitidos trabalhos estritamente acadêmicos;

É proibida a navegação por sites que não envolvam o trabalho;

Impressões somente podem ser feitas no laboratório de Informática.

Procedimentos para o empréstimo

Depois de escolhida a publicação, o usuário deverá se dirigir a um funcionário da Biblioteca para que este realize os procedimentos de empréstimo.

Obs.: O empréstimo é pessoal e intransferível. Um usuário não poderá fazer empréstimo em nome de outra pessoa.

Prazos para devolução:


Material
Quantidade
Devolução
Livros
3
7 dias
CD/DVD
1
3 dias
Gibis
1
2 dias

Os demais materiais não podem ser emprestados.

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 8h00 – 17h45.

Telefone: (11) 5536-4402 (r. 135)

Bibliotecária: Priscila L. da Cruz Fernandes

OBS.: Todos os casos omissos nestas Orientações deverão ser resolvidos pelos responsáveis da Biblioteca e da Orientação Pedagógica.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402