Apresentação de monólogo mobiliza alunos do Fundamental e do Médio

Tamanho da letra

Monólogos são enfadonhos, longos, herméticos, obscuros e tediosos. São alguns dos clichês que perseguem esse formato de encenação. Outro clichê sobre os monólogos é que eles são, invariavelmente, peças de teatro para iniciados, ou seja, destinados somente àqueles que “entendem” profundamente de arte dramática e que dominam as nuances que envolvem palco, atores, dramaturgos… A apresentação do espetáculo O barril, para alunos do Ensino Fundamental e Médio, no dia 18 de março, serviu, entre outras coisas, para quebrar esses estereótipos.

Em O barril ou Por água abaixo, Ângela Dip, protagonista e autora da peça, vive uma mulher que faz reflexões segundos antes de se atirar em uma catarata, depositada num barril, único elemento cênico da peça. A personagem – inspirada em Annie Taylor, professora aposentada de etiqueta e dança, que, aos 63 anos de idade, desceu as Cataratas do Niágara, nos Estados Unidos – passeia por reflexões existenciais sobre o mais prosaico da vida e questiona-se sobre as consequências da automatização a que todos estamos submetidos em tempos de tecnologia, consumo e rapidez.

Partindo da técnica do fluxo de consciência, tão cara à narrativa pós-moderna, o texto faz um colcha de retalhos utilizando-se dos detalhes mais patéticos da vida cotidiana, de sutilezas que passam despercebidas nas “cinza das horas” e de constatações duras sobre a finitude da vida. Tudo isso emoldurado por mais de quarenta movimentos rigorosamente executados dentro do barril pela atriz e ex-bailarina Dip.

Espetáculos teatrais devem falar por si, entretanto, após a peça, os alunos tiveram a oportunidade de estabelecer um diálogo com Ângela Dip e, na sessão promovida à tarde, houve a participação da diretora da montagem, Vivien Buckup.

A apresentação de um espetáculo dentro do auditório da Móbile, em sessão exclusiva, vai ao encontro da expectativa da escola de trabalhar com a fruição da arte entre nossos alunos, com a formação de público nos vários espaços teatrais da rica cena paulistana e com o desenvolvimento de olhar crítico e transformador que as artes cênicas sempre mostraram ter.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Médio no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402