Aos olhos da menina Tarsila

2 de julho de 2019


A Fazenda São Bernardo, em Rafard, interior paulista, foi um importante cenário da infância caipira da menina Tarsila, que mais tarde viria a se tornar uma das mais importantes artistas brasileiras.

Depois de algumas semanas em que nos debruçamos sobre o estudo das frutas, por meio da obra A feira II, chegou o momento de contarmos um pouco a vida de Tarsila do Amaral, principalmente a fase de sua infância. Para isso, decidimos trazer para a escola um pedacinho do espaço que foi tão caro a ela.

Os gatinhos espalhados pela Móbile, produzidos pelas crianças, convidavam as famílias a entrarem no ambiente criado na sala de Artes Cênicas. Desde a porta, era possível ouvir o barulhinho do riacho da Fazenda São Bernardo e ver muita vegetação, uma árvore frondosa e um pomar repleto de frutas que nossos pequenos artistas fizeram. Não faltaram as bonecas de mato que a menina se divertia fazendo, mais de seus gatinhos e o piano no qual sua mãe tocava belas canções.

Os visitantes também puderam ver o portfólio de atividades de cada turma do Infantil 2, pelo qual puderam conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido com as crianças no projeto Entre cores, cheiros e sabores.