Alunos do Infantil 5 elaboram o livro “Curiosidades do jardim”

Tamanho da letra

As crianças convivem com uma enorme quantidade de seres vivos e interagem com eles. Sabem que estes são muito diferentes uns dos outros, que apresentam necessidades específicas, que vivem das mais diversas formas e em ambientes distintos. Pelo grande interesse que os animais que habitam os jardins provocam nas crianças e pela convicção de que a observação do meio, o relato, o registro e a experimentação constituem-se habilidades a serem desenvolvidas na área de Ciências, escolhemos “Bichos de jardim” como tema de trabalho do Infantil 5 no 1º semestre.

Após a caracterização do ambiente “jardim” como uma construção humana, cada turma pesquisou dois animais que vivem nesse ambiente com o objetivo de reconhecer suas principais características físicas, identificar e descrever alguns de seus hábitos, os perigos que cada um pode oferecer e as relações que estabelecem entre si e com o meio.

Os alunos observaram alguns animais nos jardins da Móbile e também na sala de aula; buscaram informações sobre eles em livros, revistas especializadas e vídeos, de modo que puderam tirar dúvidas e satisfazer curiosidades que tinham acerca desses seres vivos. Além disso, coletaram dados nos Estudos do Meio realizados no Borboletário de Diadema e na Companhia dos Bichos e puderam tirar várias conclusões interessantes. A cada etapa do trabalho eram feitos registros coletivos e individuais sobre as descobertas feitas.

A possibilidade de observar esses animais, de compará-los e de estabelecer relações a partir do que já haviam visto e discutido foi fundamental para ampliação do conhecimento de todos sobre o tema.

Como forma de concluir o trabalho, todas as salas se uniram para produzir um livro intitulado “Curiosidades do jardim”, em que cada grupo contribuiu com as informações e curiosidades sobre os animais escolhidos.

A ilustração do livro teve um lugar de destaque, pois cada grupo escolheu uma técnica diferente para representar o seu animal. Assim, abelhas feitas de garrafas pet, aranhas de copos plásticos, joaninhas de dobradura, louva-a-deus de massinha, tatu-bola de rolos de papel, entre outros, enriqueceram ainda mais nosso livro.

As canções também acompanharam o trabalho. Durante o semestre, várias músicas relacionadas a bichos de jardim foram cantadas pelas crianças nas aulas de Música, o que possibilitou a gravação de um CD apresentado como encarte do material.

Esse livro, além de conter o registro do que se tornou mais significativo para as crianças sobre o conhecimento da natureza, também possibilitou que cada aluno percebesse a importância do outro para a realização de algo em comum, além da possibilidade da troca de experiências e conhecimentos entre todas as crianças.

Clique aqui para ver o livro.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes à Educação Infantil no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402