Alunos do Ensino Médio Visitam o Vale do Paraíba Paulista

Tamanho da letra

Inspirados pela atmosfera sugerida pela canção de Geraldo Azevedo, os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Móbile foram convidados, nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2010, a conhecer o Vale do Paraíba em dois momentos fundamentais de sua constituição histórico-econômica: o do século XIX, no qual a região viveu um grande apogeu devido à cafeicultura; e o atual, momento em que as indústrias alteram profundamente a geografia das cidades em que se instalam.

Buscando responder à questão “Cidades podem morrer?”, nossos alunos puderam visitar fazendas e cidades que ainda guardam em suas construções e na memória da população atual não só toda riqueza trazida pelo café, como também todas as marcas do declínio dessa atividade. Contemplaram os morros profundamente desgastados pela erosão que se originou de uma ocupação equivocada das encostas e conheceram pessoas de Bananal e de São José do Barreiro que, por meio de seus relatos, mostraram as tentativas da população local de resgatar o dinamismo econômico dessas cidades utilizando o turismo. Os alunos puderam compreender também como se dá a política federal de preservação do patrimônio histórico e qual a sua importância para o resgate da história nacional.

Na primeira noite do Estudo do Meio, os alunos assistiram a uma apresentação de jongo, importante manifestação cultural de origem africana que vem sendo resgatada por comunidades da região. Nossos alunos aprenderam que, durante o período do café, cidades como Bananal tiveram um grande acúmulo de riqueza, de forma extraoficial, com o tráfico negreiro.

O contato com o presente e o futuro do Vale do Paraíba se deu por meio da visita a indústrias de diferentes setores produtivos, como o químico, o automotivo, o mecânico e o eletrônico. Nas visitas, os alunos tiveram contato com a complexidade do funcionamento de indústrias de grande porte, além de discutirem por que algumas cidades do Vale do Paraíba (Taubaté, Guaratinguetá, São José dos Campos) se industrializaram, enquanto Bananal, São José do Barreiro, Areias e Silveiras parecem estagnadas no tempo.

Silvia Madeira é professora de Geografia do Ensino Médio e coordenadora do Estudo do Meio do 2º ano.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Médio no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402