Alunos da Móbile vivenciam experiência na Amazônia

Tamanho da letra

Durante uma semana de trabalho intenso, os alunos Giovanna Kalichtzuk (1º ano) e Luís Gustavo Arruda (2º ano) vivenciaram parte do cotidiano da população de Alta Floresta (MT) e puderam perceber que atividades como a pecuária e a extração da castanha-do-pará constituem o único meio de subsistência daquelas pessoas. Em um evento singular, também trocaram experiências sobre a rotina dos adolescentes da cidade a partir do relato de um grupo de alunos da Escola Estadual Rural Mundo Novo.

O evento mais esperado do workshop ocorreu quando os alunos caminharam pelo interior da floresta amazônica. No Rio Cristalino, antes mesmo de chegarem ao hotel em que ficariam hospedados, os alunos da Móbile avistaram uma das mais belas aves brasileiras: a harpia (ou gavião-real). Ariranhas, jacarés, morcegos, aranhas e serpentes foram outros dos animais observados pelo grupo ao longo da semana.

Observadas a partir da base de uma castanheira ou do alto de uma torre de 50 metros, as gigantes árvores da selva amazônica garantiram um belo espetáculo aos estudantes. Esse cenário revelou-se ideal para que os professores oferecessem aos alunos um “curso intensivo” sobre conservação ambiental e desenvolvimento econômico. Entre as inúmeras atividades propostas, os estudantes elaboraram um projeto de pesquisa científica sobre problemas envolvendo a preservação ambiental, coletaram dados necessários para a pesquisa e, ao final da viagem, apresentaram suas conclusões aos demais colegas e professores.

Mesmo com tantas atividades, os alunos, em férias, descansaram bastante nas águas do Rio Cristalino e, ao anoitecer, inspirados por um céu muito estrelado, participaram de rodas de viola.

No encerramento do evento, durante uma fala dos professores Edson Grandisioli e Silvio Marchini (coordenadores do Projeto Escola da Amazônia), macacos-prego entraram em cena e relembraram aos presentes o espaço que esses animais ocupam e o papel que os estudantes têm, como cidadãos, na conservação desse importante bioma brasileiro.

Para saber mais sobre a Escola da Amazônia, visite o web-site (www.escoladamazonia.org) do projeto.

Rodrigo V. Mendes
Professor de Biologia e Coordenador do 1º ano do Ensino Médio

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Médio no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402