Adaptação na Educação Infantil

Tamanho da letra

A adaptação à escola e a socialização da criança na Educação Infantil representam uma fase de mudança e renovação em sua vida e na vida de sua família.

É um período de fundamental importância, pois grande parte das crianças, sobretudo as menores, frequentará a escola pela primeira vez, e para muitas delas será difícil o fato de ter que se separar dos pais, de ficar afastada do convívio familiar ao qual já estava habituada para passar a frequentar um espaço totalmente novo, com pessoas até então desconhecidas. Sentem medo de que os pais não voltem para buscá-las e fantasiam o abandono.

É importante que nesta fase os pais se mostrem muito seguros e que encorajem seus filhos a enfrentar os novos desafios, mostrando-lhes aspectos interessantes e divertidos da escola como conhecer novos amiguinhos, poder brincar com eles, aprender coisas novas e, principalmente, tranquilizando-os quanto ao amor que sentem por eles, à confiança que têm na escola e nas professoras e à garantia de que estarão ali no horário combinado para buscá-los.

A maneira como as crianças atravessarão este período dependerá de aspectos particulares de cada uma delas, assim como da dinâmica familiar. Apesar de muitas vezes se mostrar como um processo difícil para todos os envolvidos, é importante que os pais vejam este período como bastante positivo e enriquecedor para o desenvolvimento de seu filho.

Pensando nisso, a Móbile cuida para que este período seja o mais tranquilo e seguro possível, tanto para as crianças como para seus acompanhantes.

Todos são recebidos em um ambiente agradável e acolhedor, com atividades lúdicas e prazerosas que levam em consideração o processo de separação e de construção de novos vínculos vividos pela criança. Paulatinamente, as professoras conquistarão a confiança da criança, facilitando assim seu processo de adaptação e socialização.

Infantil 2

Os alunos do Infantil 2, por apresentarem características e necessidades específicas, passaram por duas fases em seu processo de adaptação à escola.

Numa primeira etapa, durante as três primeiras semanas de aula, as crianças foram divididas em dois grupos que frequentavam a escola em horários diferentes (das 8h00 às 9h45 ou das 10h30 às 12h15 no período da manhã e das 13h30 às 15h15 ou 15h45 às 17h45 no período da tarde). Dessa forma, foram se acostumando com os adultos e também com os novos coleguinhas cada qual no seu ritmo, além de não ficarem tão cansados como ocorreria se ficassem todo o período. Entraram em contato com a rotina e organização das atividades e iam embora motivados a voltar no dia seguinte, com gostinho de quero mais.

Após essa etapa inicial, já acostumados ao espaço e às pessoas da escola, passaram a ficar o período inteiro, muitos já sem a companhia de seus familiares. Assim, aos poucos, as crianças começaram a se familiarizar com a rotina de trabalho e a construir relações sociais com os adultos e as crianças de seu grupo.

Infantil 3

A adaptação dos alunos do Infantil 3 também recebe uma atenção especial, pois muitos deles estão frequentando a escola pela primeira vez.

Além das professoras e da berçarista da sala, outros adultos auxiliaram neste período, de modo a dar completa atenção às necessidades de cada criança. Proporcionamos um ambiente rico em estímulos onde cada uma pôde vivenciar novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções, num clima de afetividade e confiança.

Atividades como conhecer os espaços da escola (sala de Artes, Cozinha Experimental, pátios, Biblioteca e Quadra), cantar, imitar animais, desenhar, pintar, brincar de faz-de-conta, ouvir histórias e participar de brincadeiras livres e dirigidas foram programadas de modo a favorecer a integração de todos e a estruturação de uma rotina de trabalho.

Cada criança, à medida que se sentia segura com as professoras, autorizava a saída de seus familiares e passava a interagir com seu novo grupo de trabalho.

Infantil 4, 5 e 1º ano

À medida que as crianças se desenvolvem, a adaptação se torna mais fácil e rápida, o que não significa que seja menos importante. Os alunos do Infantil 4 e 5 e do 1º ano, em sua maioria, já estudavam na Móbile.

Os que chegaram este ano já frequentavam alguma escola, mas para todos uma nova experiência se configura ao iniciar outra série, com desafios e exigências até aqui desconhecidos. Toda situação nova é de certa forma incômoda, pois tira o indivíduo da sua zona de conforto, e enfrentar o desconhecido sempre gera ansiedade.

Pensando nisso, buscou-se fazer com que o período de adaptação e socialização dessas séries fosse de descontração, mas que ao mesmo tempo desse a cada criança a possibilidade de se sentir segura e atendida em suas necessidades, acolhendo seus medos, apoiando-a e incentivando-a a enfrentar as dificuldades.

Passeios pelas dependências da escola, a apresentação dos materiais a serem utilizados, o levantamento de regras sobre o uso do espaço e de convívio, a realização de atividades e jogos em sala e em outros espaços, assim como a construção de uma rotina diária, favoreceram o fortalecimento do vínculo de confiança entre as crianças e os professores.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes à Educação Infantil no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402