A água é um bem natural ou de consumo?

Página Inicial > Educação Ambiental > Notícia

Tamanho da letra

A palestra de Ana Luiza Veltri, bióloga, ambientalista e responsável pelo laboratório de Ciências da Móbile, começou com um desafio: a água é um bem natural ou de consumo?

Os alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos aceitaram a provocação e foram se envolvendo durante a explanação. Tanto que passaram a fazer perguntas e comentários ao longo da palestra, o que tornou o ambiente de aprendizagem muito agradável e tranquilo.

Gerson, zelador de um prédio do bairro, comentou a importância da lavagem e inspeção das caixas d´água do prédio dizendo que certa vez acharam um sapato dentro do reservatório de seu edifício.

Sr. Joaquim relatou sua experiência com poços artesianos no interior. Em seguida, Ana Luiza trouxe à discussão os cuidados com estes poços e sua proximidade com fossas negras. Nesse momento, eles aprenderam que há outro tipo de fossa, inclusive recomendável, que é a fossa séptica.

Muitos se empolgaram com os vídeos que, além de bonitos, foram esclarecedores.

A palestrante abordou vários aspectos relacionados com a água, desde sua captação e tratamento, ampliando os conhecimentos da turma com vários dados estatísticos e estudos de casos, levando-os a uma séria reflexão sobre seus usos e abusos.

No final, foi distribuída a letra da canção “Sobradinho”, dos compositores Sá, Rodrix e Guarabyra. Os alunos viram, ouviram e cantaram ao som do vídeo desses artistas. Então, foi a vez da professora de Português, Alessandra Legnare, que acompanhava a turma, incentivá-los a interpretar a letra e mais uma vez relacioná-la com o tema.

Tamanho foi o envolvimento que saíram da palestra comentando sobre como poderiam economizar água, esse bem natural que é finito.

Clique aqui e veja os slides apresentados na palestra.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402