“O Fingidor” – o 9º ano encontra Fernando Pessoa

Tamanho da letra

Nas aulas de Artes Cênicas os alunos têm a oportunidade de desenvolver a capacidade de expressão, sociabilidade e criatividade. Através de jogos teatrais, improvisações, exercício com música e outras vivências, o aluno explora sua expressão individual e a sua relação com o grupo.

Para complementar este trabalho desenvolvido desde o início do ano e valorizar a ampliação do universo cultural de nossos alunos, organizamos uma saída ao teatro TUCA para assistirmos à peça “O Fingidor” – ficção inspirada na vida e obra do poeta Fernando Pessoa – escrita e dirigida por Samir Yazbek.

O poeta, em seus últimos dias, à procura de uma aventura, decide se disfarçar de um heterônimo vivo e se candidata à vaga de datilógrafo oferecida por um crítico literário, profundo conhecedor de sua obra.

A partir desta situação inicial imaginária, servindo-se dos principais heterônimos de Fernando Pessoa e de outras personagens fictícias, a peça discute a dicotomia arte/vida.

A proximidade com a obra de Fernando Pessoa fez com que os alunos refletissem sobre a vida do autor e seus heterônimos, permitindo até a intimidade de chamá-lo simplesmente Fernando, durante o debate ocorrido com atores e diretor após a peça.

O nosso objetivo de desenvolver um olhar novo e crítico diante das experiências vividas foi plenamente contemplado com a adesão e participação dos alunos (78) e seus familiares (61) e nos deu ânimo para pesquisar uma nova saída.

Aguardem as novidades para o 2º semestre.

Depoimentos

“Em uma reflexão pessoal, após o debate, e depois de me informar sobre a admiração que Fernando tinha pela dramaturgia, pude perceber que ATUAR É CRIAR UM HETERÔNIMO CONCRETO E MOMENTÂNEO. Pude perceber também que devemos ser, em nossa apresentação [teatral de outubro], fiéis a nossos personagens, como se eles fossem diferentes faces de nós mesmos, nossos heterônimos.”
Rafael Faleck (9C)

“Se cada heterônimo meu é uma partezinha caricaturada e exagerada de mim – que de vez em quando me toma por completo – só sei que sou tudo, de bom e ruim, que se tem nesse mundo!”
Bárbara Blum (9A)

“(…) assistir à peça “O fingidor” foi muito interessante. Primeiramente, porque não foi num horário normal de aula. Segundo, porque foram muitas pessoas, e a organização foi ótima. E terceiro, pois a peça era muito boa (…). Esse é o tipo de programa que deve se repetir mais vezes.”
Renan Viana (9D)

“A peça “O fingidor” foi sensacional. O ator que estava representando Fernando Pessoa, Hélio Cícero, deu um tom de comédia à peça, tornando-a mais leve. Interessante também foi o modo como nos mostraram alguns de seus heterônimos.”
Tatiana Mereb (9D)

“Foi muito bom entrar em contato com a obra de um escritor tão incrível que é Fernando Pessoa. E o mais legal foi que pudemos conhecer suas poesias de forma extrovertida (…).”
Isabella Genova (9B)

“Gostei muito da peça e da experiência de assisti-la junto com meu filho Caio e seus colegas do 9º ano. O programa foi enriquecido pela oportunidade de conversar com o autor/diretor e os atores da peça.
Comemorando 10 anos em cartaz, “O Fingidor” é um espetáculo que reúne com harmonia fatos reais da vida do poeta Fernando Pessoa com situações fictícias. Gostei da peça porque ela consegue dosar a beleza dos poemas de Pessoa, em um momento tenso, próximo à sua morte, com uma história bem-humorada, que confere leveza ao espetáculo.
Parabéns à Móbile por mais essa iniciativa, que deve ser repetida outras vezes.”
Ana Cristina de Souza (mãe do aluno Caio de Souza Castro – 9D)

“A peça teatral “O fingidor” é muito emocionante. Possibilitou-me enxergar e perceber Fernando Pessoa como poeta e como ser humano. Foi possível compreender como se inspirava e como compunha as poesias, através do momento de inspiração e criação.
Mostraram também o lado humano, de como se relacionava com seus heterônimos, e sua própria angústia existencial, de como era visto como poeta e como pessoa, e também sua necessidade de amar e ser amado.”
Irany B. Ferreira  (pai da aluna Julia Filipini Ferreira – 9 A)

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental II no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402